Precisa de um advogado(a)?

Envie-nos um e-mail

(32) 98473-4585

Entre em contato

 Fui chamado para ir a delegacia, devo me preocupar?

Fui chamado para ir a delegacia, devo me preocupar?

Depende. Essa é a resposta.

Ninguém quer receber um Policial civil ou federal na porta de casa com uma intimação para comparecer na delegacia. Você pode até pensar que “quem não deve não teme” porém, não é bem assim que funciona, já que não existe inquérito ou processo penal tranquilo. E saber que precisará comparecer em uma delegacia de polícia já causa um grande temor.

Nem sempre a intimação policial é destinada a quem está sendo investigado. Você pode ser chamado para ir a delegacia por ser vítima ou testemunha.

Você também pode ser chamado para ir a delegacia por ser o suspeito de algum fato criminoso. As vezes uma pessoa é suspeita e não tem conhecimento.

Nos casos da vítima e testemunhas, não há com que se preocupar tanto, porém mesmo assim é necessário cautela. Apesar de não ser obrigatório, é realmente aconselhável a presença de um advogado criminalista para acompanhamento na delegacia, pois o advogado poderá avaliar do que se trata a investigação e orientar o seu cliente (vítima ou testemunha).

Quando se trata de suspeito, há sim maior preocupação com o comparecimento à delegacia. Nesse caso o ideal é primeiro contratar o advogado criminalista para visualizar o inquérito policial e traçar uma estratégia preventiva. Contratar a orientação de um advogado é importante para você conhecer todos os seus direitos e para que os mesmos sejam respeitados. Todo e qualquer indivíduo deverá ser cientificado de seus direitos constitucionais e processuais, porém na prática não é o que acontece em muitas ocasiões em que a pessoa está desacompanhada de um advogado.

Resumindo, você nunca deve ir em uma delegacia sozinho. Contrate um advogado criminalista para te acompanhar.

Veja também em: https://www.instagram.com/soaresvidaladvocacia/